Área de Livre Comércio das Américas - ALCA

  english español

 
Declarações
Ministeriais
Comitê de
Negociações
Comerciais
Grupos de
Negociação
Comitês
Especiais
Facilitação de
Negócios
Sociedade
Civil
Base de Dados
sobre Comércio
e Tarifas
Programa de
Cooperação
Hemisférica

Início Países Mapa do site Lista A-Z   Contatos governamentais       

 

Público
FTAA.soc/civ/150
14 de junho de 2005


Original: Português 

 ALCA - COMITÊ DE REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

CONTRIBUIÇAO EM RESPOSTA AO CONVITE PÚBLICO E CONTÍNUO



Nome(s) Paulo Augusto Antunes Lacaz
Organização(ões) Consultor Autônomo – sobre Religião (Culto – Dogma e Regimen), Política e Filosofia, baseado na Doutrina Positivista)
País Brasil
Entidades da ALCA a que corresponde a contribuição Processo ALCA

MIAMI 1994 - PROCESSO ALCA - PLANO DE AÇÃO – III - ERRADICAÇÃO DA P0BREZA E DA DISCRIMINAÇÃO NO NOSSO HEMISFÉRIO.

ACESSO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO

Educação sob o Ponto de Vista Doutrinário é um dos DEVERES da ONU e da ALCA, desde de que esteja de acordo com a Moral Positiva.

É muito mais que a alfabetização universal, é o acesso à Educação em todos os níveis, sem distinção de raça, origem nacional ou sexo, constituindo a base indispensável do desenvolvimento social e cultural sustentável da estabilidade Democrática e Societocrática, com o respaldo Moral Positivo, Intelectual Científico e Econômico de base Capitalista e Trabalhista, respectivamente.

A expansão das liberdades políticas nos séculos posteriores, principalmente a partir de 1789, sobretudo depois dos conhecimentos científicos, adquiridos nos 4 últimos séculos, e da descoberta do restante do nosso planeta, no interior a este, e as conquistas interplanetárias, a aproximação pelas atuais sistemas de comunicação, a engenharia genética, e etc. permitiu-se que se propagasse por toda parte, esses resultados da evolução da Grécia Antiga e da Civilização de Roma, também pagã, e de origem católica feudal, que enfim, gradativamente veio cria o Dogma Positivo, que com certeza servirá de base, ao Regimen Normal - Utópico, que o futuro nos promete Industrialmente ser verdadeiro e de fato Pacífico. Bem Utópico. Mas não é quimérico.

Quando ainda este dogmatismo, não se havia constituído, a infância de nossa espécie, o praticamente supriu pelo empirismo, que com este, assegurou aos Homens a supremacia sobre os outros, repelindo os animais perniciosos e ferozes, e domesticando os mais úteis, sob o impulso do fetichismo; ao começo espontaneamente concreto, e depois quando astrolático, um tanto abstrato.

Uma tal época foi sucedida pelo politeísmo, que imaginando submeter aos seus múltiplos deuses, as diversas categorias de fenômenos abstraídos dos seres, iniciou por este modo, com o método analítico, a instrução científica dos nossos antepassados, exercitando-os na lógica das imagens.

Em seguida, vem o monoteísmo, concentrando todas as divindades num único Deus, se incumbindo ainda de simplificar, logicamente, nossa atividade teórica, reduzindo as imagens à simples sinais, chegando mesmo, sob o da Cruz, a conhecer no Ocidente a unificação dos conhecimentos humanos, que assim ficaram sob a égide da religião, embora esta tentativa, em grande parte se malograsse, por não estar constituída ainda toda a Série Científica.

Foi o Positivismo, oriundo da cultura científica dos gregos, prosseguida pela escola dos enciclopedistas ( a de Hume, a de d’Alembert, Diderot, Condorcet....Fontinelle) e finalmente foi sistematizada por Augusto Comte, que teve o mérito de achar-lhe os dois últimos termos; fundando a Dinâmica Sociológica e instituindo a Moral Positiva, como sendo o mais eminente de todos termos. Induzindo espontaneamente em matemática para aprender a deduzir com tal estudo; induzindo sistematicamente na Astronomia, na Física e na Química, afim de se habilitar às induções transcendentes, que a comparação biológica e a filiação sociológica, por sua vez ai desdobram; a inteligência humana ou espirito humano, teve enfim condições de se elevar da análise objetiva à síntese subjetiva, construindo cientificamente a Moral; que assim transcendente se deduz; mais por inspiração lógica dos sentimentos, do que pelas suas outras, que a esta, servem de base, com as imagens e os respectivos sinais.

Observando o objetivo, de todas as outras ciências, veio a Moral ou Ciência da Humanidade = Biologia, Sociologia e a Moral propriamente dita ou Ciência da Construção; presidi-las , bem como as artes técnicas – tecnologias - melhor esclarecem as atividades práticas; e harmoniza as artes estéticas, de modo a dignamente solenizarem, os mais profundos sentimentos da "Alma" ou psique Humano, no seu culto coletivo ao Gran Ser, isto é, a Família, a Pátria e a Humanidade.

Assim, quando em seu conjunto, professadas a Lógica ou a Ciência do Espaço = Matemática e a Física ( Natureza) ou Ciência da Terra = Astronomia, Física Propriamente dita e a Química ; concorrem as duas para esse Culto, que a Ciência da Humanidade, em fim consagra, aos nossos maiores. Esta, a Moral ou Ciência da Construção, rege ao mesmo tempo, às aplicações das duas outras, pelo que também, surgi por excelência, como Arte; a que se chamou-se de Psicologia Científica ou Ciência da Construção. Estamos aqui abordando a Moral Teórica Positiva, composta de sete teoremas, cujas as bases são fundadas nas observações do comportamento humano, em uma série histórica.

A Moral Cientifica ou Ciência da Construção, com efeito, praticamente tem por objetivo, unificar os três elementos da "Alma " individual, tendo em vista presidir no mesmo Templo, o culto coletivo, que por intermédio da Família, pode em todas as Pátrias, consagrar os pensamentos e atos de seus meritórios ou prestimosos filhos em prol da Humanidade.

Assim, ao se subordinar o egoísmo ao Altruísmo, a análise à Síntese, e o progresso à Ordem, resumindo os três enunciados; moral, teórico e prático, que geralmente exprimem esta UNIDADE ( Doutrina); verifica-se imediatamente que nela se inclui, como corolário, isto é, que dela se deduz e se demonstra, o Problema da EDUCAÇÃO.

A EDUCAÇÃO, indispensável à cada um de nós; e ao mesmo tempo Ela estando, com a solução Moral, se destaca, das outras duas, vindo à presidir estas outras duas: a intelectual e a prática; e impõe, à todos nós, as três, seguintes condições gerais, para os planos de Educação.

Buscar na Pureza dos Sentimentos, isto é, na compressão dos sete sentimentos egoístas, o princípio regulador dos nossos constantes esforços, não somente materiais como mentais, afim de tornar os atos humanos, com resultantes mais altruístas; e por conseguinte, contínuos e solidários; subordinar a personalidade à Sociabilidade.

Jamais tomar-se outras bases para estes, a não ser os nossos relativos conhecimentos, sobre a ordem universal;

3) Em todas as circunstancias, devemos aceitar resignadamente, o que esta Ordem nos Impõe, como imutável e fatal, porém, aproveitando-a, naquilo que oferece de favorável à intervenção de nossa atividade. Dogma Positivo – As 15 Leis Universais, comuns às 7 ciências básicas com as suas respetivas Leis Naturais e suas correspondes tecnologias. Vamos Nivelar para Cima.

Assim sendo, concluímos já antecipadamente, que a questão é Doutrinária, isto é, é Religiosa ( Científica, Teológica e Fetichista), quando se pensa em resolver por este modo científico, a questão do Ensino Educativo ( não é somente do Ensino Instrutivo, é bem mais amplo) – Projetar um Plano de Educação e Sugerir às Religiões e as Escolas, para seguirem certas normas no que refere a Educação dos Sentimentos - Moral.


 

               

países mapa do site lista a-z contatos governamentais